Seguro de morte acidental

Seguro de morte acidental

Quando é feita a subscrição de um seguro de morte acidental, o tomador deve designar um ou mais beneficiários, que receberão a pensão por morte. O que acontece se os beneficiários designados não se manifestarem?

O seguro de morte acidental prevê o pagamento de um capital aos beneficiários designados pelo tomador. Existem dois tipos de beneficiários no âmbito do seguro de morte acidental: os beneficiários prioritários e os beneficiários não prioritários.

Os beneficiários prioritários de um contrato de seguro de morte acidental

Se os beneficiários designados não se manifestarem, os beneficiários prioritários obterão a pensão por morte. Os beneficiários prioritários são as pessoas que estavam totalmente a cargo do tomador no dia da sua morte. A pessoa não deve exercer uma atividade profissional. Quando existem vários beneficiários principais, o capital é pago pela seguinte ordem de prioridades: em primeiro lugar ao cônjuge ou ao companheiro ligado por uma união de facto, depois aos filhos e, finalmente, aos pais ou avós.
No caso de existirem vários beneficiários prioritários com a mesma importância, a pensão por morte é dividida em partes iguais e partilhada entre eles.

Attention, le statut de bénéficiaire prioritaire n’est valable qu’au cours du premier mois qui suit la date du décès de l’assuré. Lorsque ce délai est dépassé, les bénéficiaires prioritaires deviennent des bénéficiaires non prioritaires et disposent d’un délai de deux ans à partir de la date de décès pour déposer leur demande de capital décès.
Atenção, o estatuto de beneficiário prioritário é válido somente durante o primeiro mês após a data da morte do segurado. Quando esse período for ultrapassado, os beneficiários prioritários tornam-se beneficiários não prioritários e dispõem de um período de dois anos a partir da data da morte para apresentar o seu pedido de pensão por morte.

Os beneficiários não prioritários

Os beneficiários não prioritários são as pessoas que não são totalmente suportadas pelo segurado falecido. Quando nenhum beneficiário prioritário apresentou um pedido de capital no primeiro mês após a data do falecimento, os beneficiários não prioritários podem requerer a pensão por morte. A ordem de prioridade é a seguinte: em primeiro lugar ao cônjuge ou companheiro em união de facto, na ausência, aos descendentes e, na ausência, aos pais ou avós.
Quando existem vários beneficiários não prioritários com a mesma importância, a pensão de morte é partilhada e estes recebem partes iguais. Eles dispõem de um período de dois anos a partir da data do falecimento para apresentar o seu pedido de pensão por morte à seguradora.

Par , le terça 5 fevereiro 2013

Comparez 5 devis en

Seguro de morte acidental