Crédito imobiliário

Em que momento optar por um crédito imobiliário?

O crédito imobiliário destina-se a financiar qualquer operação de aquisição ou trabalhos imobiliários.

Possuir a sua própria habitação ou realizar grandes obras de ampliação de um edifício são projetos de grande envergadura. É necessário ter os fundos necessários antes de os poder realizar. O crédito imobiliário é a solução ideal se você pretende comprar ou renovar uma propriedade ou um bem imobiliário qualquer.

Este tipo de crédito evita que você espere por longos anos de poupança. Naturalmente, para um empréstimo contraído a longo prazo como o crédito imobiliário, é necessário ter uma contribuição pessoal mas é sempre possível obter um financiamento correspondente aos custos totais relativos à aquisição.


Quais são as características de um crédito imobiliário?

Trata-se de uma forma de empréstimo concedido por uma instituição financeira ou um banco especializado. De um montante específico e muitas vezes importante, este tipo de crédito é repartido por um longo período e é reembolsado em prestações mensais. Se você deseja comprar uma propriedade e vender um outro bem imobiliário para financiar a nova aquisição, pode optar por aquilo que é chamado um empréstimo «relé». Isto é, este empréstimo irá apenas cobrir o tempo de espera entre a revenda de um outro bem ou qualquer outra forma de entradas de dinheiro, e a compra do seu novo bem.


Relativamente ao reembolso, a taxa fixa e taxa variável são as mais comuns. Isto permite-lhe pagar uma mensalidade constante, tornando assim mais fácil gerir, ao longo de todo o período de reembolso. Além disso, a instituição financeira requer em geral numa garantia de empréstimo e uma contribuição pessoal variando entre 10 a 30 % do valor da aquisição. No entanto, isso não impede o uso do seguro de morte acidental invalidez com o objetivo de proteger melhor o mutuário e o mutuante em caso de imprevistos.

Dependendo do modo de pagamento escolhido pelo mutuário, o crédito imobiliário pode ser recusado sob várias formas. Assim, você pode optar por um empréstimo amortizável. Neste caso, as suas prestações mensais serão degressivas ou progressivas segundo o seu contrato . Se você tiver outros empréstimos em paralelo com o crédito imobiliário, recomenda-se a escolha um empréstimo «à palier». Esse tipo de empréstimo permite consolidar as suas prestações mensais e pagar uma quantidade constante. Além disso, existe o que se chama um empréstimo flexível que lhe permite flexibilizar, consoante as circunstâncias definidas no seu contrato, os seus prazos. O empréstimo «in fine», por seu lado, tem a vantagem de poupar dinheiro nos seus impostos. Finalmente, se você escolher um empréstimo progressivo ou degressivo, as suas prestações mensais serão reduzidas ou aumentadas progressivamente de acordo com o seu contrato.

Par , le terça 5 fevereiro 2013