Crédito ao consumo

Aprenda a calcular a sua taxa de endividamento e evite o sobre endividamento

Se você conhecer a sua taxa de endividamento, você pode reduzir o risco de sobre endividamento e beneficiar de todas as vantagens do seu crédito.

A taxa de endividamento é uma espécie de índice real da sua capacidade real para contrair empréstimos.

É necessário saber calcular a sua taxa de endividamento para uma melhor gestão do seu orçamento e acompanhar o estado das suas finanças. Você pode, assim, em função das suas receitas e das suas despesas, saber quanto ainda pode pedir emprestado sem correr o risco de ficar sobre endividado.

A taxa de endividamento é expressa em percentagem. Como interpretar o resultado obtido?

Esteja ciente de que o montante ideal da totalidade das suas mensalidades não deve exceder um terço do seu rendimento. Isto permite ter uma margem de segurança suficiente em caso de despesas inesperadas.


Como proceder ao cálculo da sua taxa de endividamento?

É indispensável fazer um cálculo rigoroso para obter um resultado fiável e proporcional às suas entradas de dinheiro. Tenha o cuidado de não omitir nada: considere todos os elementos necessários.

• Encontre o montante total dos seus recursos: faça o total da sua remuneração líquida e dos benefícios potenciais se tiver outras actividades geradoras de rendimento. Acrescente a este montante as prestações sociais e qualquer outra forma de ajuda. As pensões, as prestações e as rendas cobradas, se você for o proprietário, devem igualmente ser tomadas em consideração.

• De seguida, avalie as suas despesas: adicione os seus custos fixos como os alugueres, as despesas diversas, as pensões pagas e quaisquer outros custos sem esquecer as mensalidades de todos os seus créditos em curso.


Tudo o que você precisa fazer é dividir o montante total das suas saídas de dinheiro pela soma dos seus rendimentos para obter a sua taxa de endividamento.

Eis aqui um exemplo para facilitar o seu cálculo. Se você receber no total 1500 euros por mês e os seus gastos ascenderem a 150 euros, a tua taxa de endividamento é de 10 %. Assim você pode contrair um crédito para os restantes 23 % antes de alcançar o máximo recomendado ou seja, os 33 %. Se você decidir contratar um crédito, o montante máximo recomendado para as mensalidades é de 345 euros.

Este cálculo não é difícil, basta um esforço de precisão. Se tiver o desejo de prosseguir com o cálculo da sua taxa de endividamento, as suas dúvidas, sobre o risco de sobre endividamento, desaparecerão.

Par , le terça 26 setembro 2017

Comparez 5 devis en

Crédito ao consumo